Saturday, April 5, 2008

História - Charles Darwin


Charles Darwin, naturalista inglês, nasceu em 12 de Fevereiro de 1809, em Shrewsbury. Robert Darwin, seu pai, era Físico, filho de Erasmus Darwin, poeta, filósofo e naturalista. A mãe de Charles, Susannah Wedgood Darwin morreu quando ele contava apenas oito anos de idade. Com dezesseis anos, Darwin deixou Sherewsbury para estudar medicina na Universidade de Edinburgh e tentou ser clérigo da Igreja da Inglaterra.
A vida religiosa não agradou a Darwin, e em 31 de Dezembro de 1831 ele aceita o convite para tornar-se membro de uma expedição científica a bordo do navio Beagle. Assim, Darwin passa cinco anos (1831 a 1836) navegando pela costa do Pacífico e pela América do sul. Durante este período, o Beagle aportou em quase todos os continentes e ilhas maiores, à medida que contornava o mundo, inclusive no Brasil. Esta viagem foi uma preparação fundamental para a sua vida subseqüente de pesquisador e escritor.
Em todo o lugar aonde ia, Darwin reunia grandes coleções de rochas, plantas e animais (fósseis e vivos) enviadas à sua pátria. Imediatamente, após seu regresso à Inglaterra, Darwin iniciou um caderno de notas sobre a evolução, reunindo dados sobre a variação das espécies, dando assim os primeiros passos para a Origem das Espécies. No começo, o grande enigma era explicar o aparecimento e o desaparecimento das espécies. No livro Origem das Espécies, Darwin defende duas teorias principais: A da evolução biológica - todas as espécies de plantas e animais que vivem hoje descendem de formas mais primitivas - e a de que esta evolução ocorre por "seleção natural". Os princípios básicos da teoria sobre a evolução de Charles Darwin, apresentados na Origem das Espécies, são quase que universalmente aceitos no mundo científico; embora existam controvérsias em torno deles.
Após a publicação de sua obra mais famosa, Darwin continua a escrever e publicar trabalhos na área da biologia por toda a sua vida. Ele passa a viver com sua esposa e filhos, em Downe, um vilarejo a 50 milhas de Londres. Sofre de síndrome do pânico e mal-de-Chagas, o último adquirido durante sua viagem pela América do Sul. A morte chega em 19 de Abril de 1882. Charles Darwin é sepultado na Abadia de Westminster.

Grupo 1 : Júlia, Isadora, Pietro, Arthur, Ricardo e Anderson

2 comments:

Anonymous said...

Achei interesante a pesquisa.




Guilherme Tavares.

6º 2 said...

É isso aí, Guilherme!

É muito bom incentivar os colegas. Afinal, quem não gosta de receber elogios?

Kisses,

Teacher Cris. ;)